samedi 26 mars 2016

Nasreddin

Tem uma idade indeterminada entre os 45 e os 65 anos. A sua expressão varia entre os diferentes episódios, mas também dentro do mesmo espisódio, desde o homem tomado por um turbilhão de actividades quotidianas á expressão do homem mais velho que já meditou muito «á sua maneira» sobre a vida. Não é o homem do campo rude mas o matreiro o que se diverte com os outros. Na verdade, e isso parece primordial, se fosse só assim, encontrar-nos-íamos apenas perante um "espertalhão". 

Ora, para que estas histórias mantenham o seu impacto, é preciso que o choque provocado pelo deslocar do ponto de vista ao qual Nasreddin nos conduz não seja apenas provocado pela "malícia" mas que, assumindo plenamente o papel daquele que não tem "o senso comum", ele reaja segundo uma lógica imperturbável. O que o leva a pôr radicalmente em causa com toda a lógica o que parecia á partida evidente.

A sua expressão é portanto raramente a de quem acaba de pregar uma partida a alguém : face ao espanto dos seus interlocutores ele mostra geralmente a serenidade daquele que agiu com toda a lógica.

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire